domingo, 25 de março de 2012

Inclusão - Passaporte da comunicação 2


        Em dezembro o CEFAI/CL sob a Coordenação da Profª. Márcia, organizou um seminário, para apresentar aos professores que possuem alunos com deficiência, TGD e altas habilidades possibilidades teórico/prática de trabalho em sala regular. Os professores puderam se inscrever em duas oficinas de seu interesse e confeccionar materiais relacionados ao tema escolhido. Todo o material confeccionado serve como modelo e dica para os professores que participaram, melhorar a cada dia mais, seu trabalho em sala de aula. 
        Nossa oficina foi sobre uma das possibilidades de comunicação com crianças que não utilizam a linguagem oral: Passaporte da comunicação.
       Quando você tem um aluno que não se comunica oralmente e com pouca possibilidade de movimento, como acontece com crianças que tem sequelas graves de paralisia cerebral; você deve se colocar no lugar dela e pensar como seria se fosse você.....o que você gostaria/o que você não gostaria que fizessem para você ou com você.....e como poderia comunicar todos os seus desejos....é, se fosse qualquer um de nós, estaríamos dependendo de outros, assim como esta criança que chega para você na Escola. Todos nós sabemos como é difícil depender dos outros.
         Acredito que o princípio do Passaporte da comunicação é este: o respeito a identidade do outro.
         Nós, Cristina, Nídia, Melissa, eu (Cláudia), SAAIs/CL e Bianca PAAI/CL após reuniões de estudo no CEFAI/CL, decidimos que fariamos em nossa oficina a apresentação da teoria/prática do Passaporte da comunicação.

Denise (SAAI), Bianca (PAAI), Cláudia (SAAI), Cristina (SAAI)
Nídia (SAAI).

        No dia, o tempo foi curto para conteúdo, perguntas e confecção do material, mas foi muito proveitoso.
        Segue abaixo, alguns trabalhos realizados:


















Parabéns aos professores que  vieram para o Seminário (em um sábado ensolarado), demonstrando o respeito e a vontade de aprender e criar novas possibilidades de ensino para todos os alunos da Rede Municipal de São Paulo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário