A EMEI Carlos de Laet é uma Escola de Educação Infantil que recebe 560 crianças com idade entre 4 e 6 anos. Entre os vários espaços na Estrutura física da Escola temos a SAAI – Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão que atende alunos com deficiência da Unidade e do entorno. O trabalho ocorre no turno oposto ao regular, duas vezes por semana e tem como objetivo acompanhar e apoiar a inclusão na Escola.
O trabalho que vamos apresentar foi realizado com a turma da Professora Juliane Gusmão infantil II E vespertino que tem dois alunos atendidos na SAAI, alunos dos grupos da tarde da SAAI com a Professora Cláudia Italiano e cinco voluntárias sendo que três são alunas do Ensino Médio da Escola Estadual “Prof. Alberto Conte”.
Pensando nas múltiplas possibilidades de trabalho na Educação Infantil, encontramos no nosso PEA – Projeto especial de Ação, que tem como tema “Ouvindo, imaginando e criando na Educação Infantil” a confecção do fantoche de papel machê como recurso para alcançar objetivos traçados no documento, tais como “desenvolver o gosto em ouvir, contar e representar histórias”, ou mesmo “ampliar o universo discursivo das crianças”;
Mas enfim, o fato é que pode ser assustador pensar em trabalhar Artes plásticas com uma sala que tem 35 crianças de 5 anos sendo que entre elas duas crianças com deficiência intelectual e física respectivamente, e mais, dois grupos compostos de alunos com deficiência intelectual, da SAAI, com idades entre 5 e 9 anos. Na educação temos que ousar, foi o que fizemos, com o grupo de voluntários e equipamentos disponibilizados pela escola aproximamos as crianças de materiais como liquidificador, participação em todo processo de confecção do fantoche começando por buscar o papel a ser reciclado (sulfite usada), rasgar o papel, colocar de molho, esperar até o dia seguinte para bater no liquidificador, bater no liquidificador, espremer o papel para tirar a água, montar o boneco na garrafa, esperar secar alguns dias e controlar a ansiedade das crianças...., pintar, enquanto isso além de dar apoio às professoras com os alunos as voluntárias confeccionaram a mãozinha e a roupa dos fantoches. Pronto!! Hora de apresentar.
É importante ressaltar que no trabalho desenvolvido não só as crianças com deficiências , mas todas as crianças receberam ajuda de um adulto em alguma das etapas da confecção do fantoche; a medida que as crianças terminavam seus trabalhos ajudavam colegas que estavam com dificuldade. Foi um trabalho de colaboração entre os adultos e as crianças efetivando a Inclusão.
Agora receita e fotos de como foi desenvolvido o trabalho!
Confecção de Fantoches
- Material:
- Folha sulfite usada (lixo da secretaria)
- Cola
- Liquidificador
- Água
- Garrafa vazia de refrigerante para modelar o fantoche
- EVA para fazer a mão e tecido para a roupa (costurar ou colar com cola quente)
- Etapas:
- rasgar o papel; colocar o papel de molho; bater no liquidificador; espremer a massa para tirar a água; amassar com cola até ter consistência macia;
- nesta parte do trabalho passamos para as crianças um vídeo sobre as etapas de confecção do fantoche e alguns modelos de bonecos possíveis de confeccionar;
- colocar água na garrafa de refrigerante para não cair com facilidade; fazer uma bola com jornal cobrir com outra metade da folha do jornal e passar fita crepe prendendo na boca da garrafa; cobrir com uma camada de massa fina até cobrir toda a cabeça do boneco;
- Depois de seco pintar seu boneco; opcional colocar botões para os olhos lã no cabelo ou o que tiverem.
![]() |
Professora Juliane auxiliando alunos com dificuldade em rasgar o papel. |
![]() |
Na sala de aula regular. |
![]() |
Gabriel se esforçando com sua dificuldade motora e com apoio rasgou o papel. |
![]() |
No espaço da SAAI, passamos a mostrar para as crianças todas as etapas da confecção da massa e do fantoche. |
![]() |
Mostramos como seria feita a massa e apresentamos um vídeo com os passos para a confecção do fantoche e com modelos. |
![]() |
Precisamos de ajuda de uma voluntária para bater a massa! |
![]() |
Abel |
Após a confecção da cabeça e ter certeza de que esta totalmente seca, hora de pintar. |
Todas as crianças necessitaram de uma ajudinha. |
Voluntárias colocando a mão, a roupinha e outros detalhes nos fantoches. |
Conforme o gosto dos Alunos! |
As crianças mostrando felizes o fantoche que fizeram! |
Hora de apresentar os seus bonecos e contar muitas histórias!! |
Obrigada aos voluntários que nos ajudaram em todas as etapas do trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário