segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tecnologia: aprendendo a utilizar o acionador de pressão!

O acionador de pressão é um acessório para acessibilidade do computador. 

É um equipamento conectado ao mouse que ao ser acionado "clica" no local onde o cursor está posicionado. 

Estamos trabalhando com a aluna Mariana o uso deste equipamento. 
Mariana é uma criança de 6a com sequela de Paralisia Cerebral, do tipo que tem movimentos involuntários. Após tentarmos outras maneiras de utilização do computador estamos vendo resultado com o acionador de pressão. Até o momento, estávamos desenvolvendo este trabalho somente na SAAI (sala de apoio), a partir de agora a Professora Áurea, de informática, vai começar a utilizá-lo na sala de informática.
O acionador deve ficar preso na mesa, à uma distância que possibilite o alcance da criança sem dificuldade. No caso da Mariana, ele deve ficar posicionado no comprimento do seu  braço sem contar a mão; 
Para que Mariana realize a atividade, eu posiciono o cursor no local  e peço para que  ela clique. 

No caso do jogo que estou utilizando é para colorir de acordo com a legenda; a  ênfase do trabalho é  no "clicar" e quando muda a cor Mariana demonstra gostar e fica motivada a clicar novamente.
Completamos o jogo!
                                                           Software: Turma da Mônica 

3 comentários:

  1. meu filho tb tem paralisia cerebral com espasticidade,hoje ele esta com 26 anos e faz tudo no computador com auxilio de um capacete com ponteira, foi muito bom pra ele ajudou a na afabetização e hoje é o que preenche seu tempo e lhe faz muito feliz.Vale apena apostar na informatica. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Ingred, sou professora de Educação Especial e gostaria de agradecer pela postagem. Por meio dela entendi como funciona o acionador de pressão. Gostei bastante de conhecer também um atividade diferenciada.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Olá você poderia me dier qual é o nome do jogo?

    ResponderExcluir